top of page

 

 

 

C O N S T R U I N D O   L I V R O S : e x e r c í c i o s  p a r a t e x t u a i s​  

 

     Construindo livros é o espaço para a publicação dos trabalhos dos alunos-editores que cursaram a disciplina "Estudos Temáticos do Bacharelado em Edição: paratextos editoriais", ofertada na graduação da Faculdade de Letras da UFMG ao longo do primeiro semestre de 2017. O principal objetivo do curso foi discutir sobre a função do paratexto nos livros, mais especificamente nas obras literárias. 

     

     Para tanto, foi proposta a leitura integral do livro Paratextos editoriais (2009), de Gérard Genette, que define o paratexto como “aquilo por meio de que um texto se torna livro e se propõe como tal a seus leitores” – prefácios, epígrafes, título, intertítulos, dedicatória, autoria, notas etc. Também foi preparado coletivamente o Fichamento do livro (anexado). Cada discente escolheu um ou dois capítulos para elaborar essa tarefa – livremente. Finalmente, para melhor compreendermos os paratextos das obras francesas exemplificados por Genette, criamos a página Construindo livros – em rede social – para postarmos exemplos de paratextos de nossa biblioteca particular, mais especificamente de obras e/ou edições brasileiras. 

 

     Do ponto de vista prático, a tarefa de cada aluno-editor foi:

  • escolher um texto literário – um original, um conto clássico, um conjunto de poemas, cartas, crônicas e canções;

  • elaborar paratextos – do texto ao "livro";

  • preparar o "livro" para publicação (temporária) on-line. 

 

     Para a maioria dos alunos foi a primeira tentativa de enfeixar um “texto”, portanto as reflexões em sala de aula advindas dessa experiência foram cruciais para que todos se tornassem, em maior ou menor grau, mais sensíveis aos paratextos – às “franja[s] do texto que comanda[m] a leitura”.

     

     Há trabalhos maduros como Veinte poemas para ser leídos en el bondi, da hermana Sofía Barelli, ou Lácio, do Ernani Ferreira. O primeiro se destaca pela criação da capa, pelo título e pela construção de paratextos sofisticadíssimos ligados à tradição literária argentina, como um dos prefácios intitulado “Carta abierta a Oliverio Girondo”. O segundo, um texto autoral, destaca-se por suscitar reflexões acerca da própria tarefa de se autoeditar, além de demonstrar o cuidado com as imagens, com as palavras. O trabalho sobre três canções corintianas, de Luiz Libório, além da perspectiva conceitual, é importantíssimo do ponto de vista técnico, pois insere o áudio na própria página para apreciarmos as músicas simultaneamente à leitura, prática ainda pouco utilizada no meio acadêmico.

     

     Abaixo, seguem os dezoito “opúsculos” (sempre em construção, como acreditamos), que buscam, antes de tudo, refletir de forma lúdica a nossa aprendizagem acerca da função paratextual destas e de outras obras, propondo "novos" modos de leitura.

 
Veinte poemas para ser leídos en el bondi
Edição: Sofía Barelli

O convidado de Drácula

Edição: Carolina Moreira
 
20, 23, 40 anos:
as canções corintianas em torno de 1977

 

Edição: Luiz Guilherme Libório

 

Cartas: Ass. Caio F.  
 
Edição: Sarah Heloisa 
Mulher em carta e crônicas 
Kedria Garcia

Edição: Werterley Cruz

 
 
De Versas
Bruna Kalil Othero, Luana Simonini e Sofia Cupertino
 
Edição: Beatriz Fontenelle

 
 
 
Variações em torno da paixão, do amor e da beleza
Affonso Romano de Sant'Anna

 

Edição: Juliana Cordeiro
Lácio
Natalício Silva 

 

Edição: Ernani Ferreira

 

Olhares de meninas: diários de Helena Morley e de Taty Alves

 

Edição: Tatiana Damázio Aves
Despejo da leitura: Maria Carolina de Jesus e Paulo Freire

Edição: Maria Alice da Silva

Peraltagens com Manoel de Barros
 
Edição: Fabiano Ferraz
 
 
O dilúvio em Norderney

Edição: Bárbara Turci

Watching people

Edição: Ana Luisa

Laranjas iguais
Oswaldo França Júnior 

Edição: Isabella Nazar

Revisitando: São Bernardo

Edição: Vera Fernandes

Caio Fernando Abreu feat. Angela Ro Ro: sobreviventes

Edição: Mariana Lopes

Além do verso
poemas de Graça Ribeiro

 

Edição: Lorraine Gomes
O cantar do Galo

 

Edição: Lionice Gomes Có

 

bottom of page